parent nodes: índice dos modelos de despachos | índice monstro com todos os modelos | lista de AORDs que precisamos organizar


BC3 - Base de Conhecimentos do 3º Juizado Especial de Maringá


m003 emenda da inicial ausência do valor de indenização por danos materiais

onde usar: Na análise inicial dos processo de conhecimento, antes de deliberar sobre tutela ou inversão do ônus da prova, se a parte autora fizer pedido de indenização por danos materiais, mas não indicar o valor pretendido em relação a esse pedido sendo que já era possível determinar a quantia, precisa intimá-la para emendar para, somente depois, fazer o restante da análise da inicial e dar prosseguimento ao feito.

ATENÇÃO! Não manda emendar a inicial para indicar o valor do pedido de indenização por danos morais.

agrupadores: AGR1.07

Despacho

Tipo de movimento: 11010

Descrição: Determina a intimação da parte autora para emendar a inicial.

texto:

Na petição inicial, a parte autora pediu a condenação da parte ré ao pagamento de indenização por danos materiais, porém, não indiciou o valor pretendido.

E o pedido deve conter o objeto e seu valor, conforme determina o art. 14, § 1º, III, da Lei 9.099, com exceção do caso disposto no § 2º do referido artigo:

“Art. 14. [...] § 2º É lícito formular pedido genérico quando não for possível determinar, desde logo, a extensão da obrigação”.

Como se pode notar, o pedido de indenização a título de danos materiais feito pela autora, de forma genérica, não se subsome a hipótese acima. Inepto, portanto, como está.

Assim, int.-se a parte autora para, no prazo de 15 dias, emendar a inicial, especificando o valor de sua pretensão a título de danos materiais, bem como adequando o valor da causa ao proveito econômico perseguido, sob pena de indeferimento deste pedido, na forma do art. 321, do NCPC.


tags: xxxmodelos

última revisão: 6/6/2019 por giovanna

dierli, 24/6/2019, às 12:08hrs

Início | Principais verbetes | Treinamento | Modelos | Gestão | Lista geral

versão 1.53 (28/5/2021 13:55)